Ninguém esperava muito da Adobe em sua conferência MAX 2008, ainda mais depois de ela já ter anunciado (e lançado) sua Creative Suite 4. E não é que ela surpreendeu!
Seu foco dessa vez foram os desenvolvedores: anunciou a Adobe Flash Platform que conta com, além do já lançado Adobe Flash CS4, a nova versão do Flex (4), do Adobe AIR (1.5), do Flash Media Server (3.5) e uma versão móvel do Flash Player 10. Mas a grande revelação foi nova ferramenta de design interativo: o Adobe Flash Catalyst.
Flash Catalyst editando interface criada no Illustrator CS4
Com esse novo software, antes conhecido como “Thermo”, o designer será capaz de criar interfaces e atribuir interatividade à arquivos gerados no Photoshop, Illustrator ou Fireworks, sendo que o Flash Catalyst irá gerar todo o código necessário para que tudo funcione corretamente. Então será possível compilar diretamente para o Flash Player ou Adobe Air, ou então enviar sua interface diretamente para o Adobe Flex, onde será possível trabalhar mais as funções do aplicativo. Lembrando que todos os programas criados na Flash Platform funcionam tanto em Windows quanto em Mac e Linux, bastando que o usuário tenha instalado em seu computador o plug-in do Flash Player e do Adobe AIR.
Esse definitivamente é um grande passo da Adobe na área de desenvolvimento e um golpe final no Silverlight, da Microsoft. Estaria a Adobe pronta para bater de frente com o Visual Studio?