Briefing é, basicamente, um conjunto de informações levantadas para orientar a elaboração e execução de um projeto. Os webdesigners têm o hábito de realizar o briefing com o cliente antes de começar a desenvolver o site, mas e os blogueiros?
-
Objetivos do Blog
Você pode dizer que o seu blog não possui um cliente, mas e o público-alvo? Sim, ele é seu cliente, principalmente se você estiver investindo em monetização, Adsense e programas de parcerias. Portanto, antes de começar a desenvolver seu blog, é extremamente útil realizar um briefing para orientar seu projeto e evitar confusões na linha editorial ou layout. Antes de realizar o briefieng, você precisa ter uma questão bem definida: o assunto do site. Avalie se este assunto tem um bom nicho ou se você quer criar este nicho através do assunto do blog, e principalmente, se você gosta de escrever sobre este assunto.
-
Delimitando
Para um blog, acredito que o briefing deve ser claro, porém abrangente. Não é incomum ver blogs que mudam seu foco ou linha editorial a fim de aperfeiçoá-lo. Vou te passar um modelo de briefing básico, mas que pode evitar que seu blog se perca de seu objetivo principal, o que muitas vezes pode danificar o PageRank. Responda as questões e mantenha uma cópia, consultando-a no momento da criação do blog e sempre que for escrever uma postagem ou alterar o layout, pelo menos nos primeiros meses do blog.
Prioridade 1 - Considere estes aspectos na criação do blog, redação das postagens e atualização do layout.
- Quais são os assuntos abordados pelo blog?
- Quais assuntos devem ser evitados no blog?
- Qual é o objetivo do blog?
- O blog foca na linkagem ou na criação de conteúdo?
- Identifique blogs concorrentes/similares.
- O que justifica a leitura do seu blog?
Prioridade 2 - Considere estes aspectos para redigir as postagens
- Qual a freqüência de postagem?
- Que tipo de linguagem é utilizada?
- Você conversa com seu leitor ou apenas transmite notícias/informações?
- O que torna suas postagens únicas?
Prioridade 3 - Considere estes aspectos para atualizar o layout
- O leitor consegue encontrar as informações desejadas?
- A navegação é eficiente?
- O texto é legível e bem posicionado?
- Os blocos publicitários são invasivos?
- Seu blog possui identidade visual?