Uma das principais características do Twitter é seu singelo limite de 140 caracteres por Tweet, e a regra não muda independente do que você coloque na mensagem. Então como fazemos quando queremos passar um link através do serviço e este estoura sua quantidade de caracteres? Usamos serviços como o Migre.me e TinyURL para encurtar nossos links! Só que diferente do TinyURL, o Migre.me vai mais além e nós oferece a possibilidade de contar quantas vezes nosso link foi clicado e até quantas vezes foi retuitado, além de ter um ranking de links em sua página inicial.
- Observe este link para o Twittutorial: http://www.icebreaker.com.br/2009/03/twittutorial-usando-e-entendendo-o.html (76 caracteres)
- Agora o mesmo link encurtado pelo Migre.me:
http://migre.me/FyZ (19 caracteres)
Entendeu? É um método simples de economizar caracteres e assim conseguir postar links no Twitter, e ainda poder analisá-los depois! Agora vamos aprender a utilizar o Migre.me:
Acesse o site Migre.me e você verá o seguinte formulário:
Digite a URL original e clique em Criar redirecionamento (como mostrado na figura acima. Pronto, a sua URL encurtada foi criada e você receberá a seguinte mensagem de confirmação, com a nova URL:A parte marcada em laranja representa a nova URL. Agora é só copiá-la e usar em seu Tweet. Em seguida, quando você quiser contabilizar os cliques e retweets que seu link recebeu, acesse o Migre.me e clique em Contar Links no menu superior, então você verá esta tela: Então digite o código do seu link (as três letras que após “http://migre.me/”) e clique em Enviar. Em seguida você será levado à uma tela com as estatísticas do seu link.
Antes de clicar em qualquer link do Migre.me, observe o contexto e o autor do link, pois como qualquer link pode ser encurtado, não é impossível que esses links indiquem para vírus ou spam.