Quando você navega num site que apresenta alguma lentidão, quantas páginas você resiste até substituí-lo por outro mais rápido (e nunca mais voltar)? A resposta pode variar de pessoa pra pessoa, mas uma coisa é certa: a não ser que aquela seja a única fonte para a informação que você procura, cedo ou tarde vai deixá-lo. As pessoas encaram os websites como produtos, sendo implacáveis e rejeitando aqueles que não atingem suas expectativas. E você sabe muito bem que a paciência do internauta está a cada dia menor.
Do outro lado está o blogueiro, que finalizou seu template (ou mesmo baixou), personalizou seus widgets, adicionou scripts, hacks, códigos para monetização e ficou satisfeito com o resultado. Em algum momento ele se preocupou se depois de todo este processo, seu blog ficou lento? Provavelmente sim, mas ele conhecia as medidas e os cuidados que deveria tomar para evitar ou corrigir isso? Pois este é o tema deste curso: Como tornar seu blog mais rápido.
Agora que definimos que a rapidez é uma condição para o sucesso do seu blog, peço que antes de começarmos o processo de otimização, tenha em mente 5 princípios básicos ao criar e atualizar seu blog:
Seja Objetivo: Não se esqueça que a maioria das pessoas visita seu blog com uma meta. Através de um mecanismo de busca ou link, ela está ali procurando uma determinada informação. O blog deve ser simples, oferecer aquilo que se propõe ao mesmo tempo em que agrega conteúdo, incentivando a pessoa à continuar nele (e não obrigando-a). Deve ser atrativo, mas não enganar o usuário. Isto torna a navegação mais rápida.
Seja Simples: De que adianta oferecer um blog bonito e extremamente rico em termos de conteúdo, se a pessoa que o acessar possuir um sistema ou internet lenta? É possível ser simples e criativo, sem ser medíocre.
Menos é mais! Sites que apresentam muitos elementos simultaneamente, tendem a se parecer forçados ou aleatórios. Coloque apenas o essencial e mantenha uma unidade entre todos os elementos, criando uma identidade para o seu blog. Já notou a quantidade de elementos que o Google possui em suas páginas?
Considere seu público-alvo: Até mesmo um blog que trata de dezenas de assuntos diferentes possui um público-alvo, e quanto maior o escopo, maior é a demanda por acessibilidade. Também procure obter um retorno de seus visitantes para ter a oportunidade de aprimorar o conteúdo e a navegação. Facilidade de acesso também se traduz em rapidez.
Verifique seus concorrentes. Consulte aqueles blogs que tratam dos mesmos assuntos que o seu, ou que buscam o mesmo tipo de usuário. São rápidos o suficiente? Se não, considere oferecer a rapidez como o diferencial do seu. Se sim, tome a velocidade média deles como o mínimo que o seu deve oferecer.
Na próxima etapa, vamos começar a otimizar a velocidade do seu blog, explorando as configurações que o Blogger oferece (ou não) e fazer os devidos ajustes. Ir para a Parte 2 >>